sábado, 19 de fevereiro de 2011

Polis e Urbe

O conceito de cidadania surge nas poleis gregas e nas urbes romanas. O cidadão nada mais era do que a pessoa que detinha direitos políticos na sociedade, direitos esses que incluiam participação nas assembleias onde se decidiam os rumos que a cidade tomava. Porém, mulheres, escravos e estrangeiros, bem como menores de 18 anos não tinham a cidadania. O slide abaixo mostra a arquitetura das cidades-Estado grega e romana, mostrando os espaços que permitiam a reunião dos cidadãos.

56 comentários:

  1. Hum... interessante professor, levar este conteúdo a aula foi muito divertido, mas claro, todo momento tem seu tempo de aprender e de se divertir.
    Ótimo conteúdo
    Guilherme 9°ano A

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  2. Muito interessante,não sabia disso não,você consegue ensinar de um jeito que eu aprendo bem e eu estou gostando bastante da sua aula.

    THIS IS SPARTA!!!!

    Bem Legal,slides excelentes e bastante conteúdo.


    Eduardo Guardiano
    9º Ano B

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  3. Adorei esse anúncio, uma coisa que eu ainda não tinha aprendido...muito interessante, divertido e você ensina de ummodo diferente que eu consigo aprender!!!
    Parabéns *_*

    Lilian 9 ano D

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  4. Legal os slides, o professor além de explicar a matéria, ele mostra sua opinião sobre o assunto
    e nos mostra o por que do determinado assunto.
    Muito Bom.


    Victor Hugo
    9º ano B (por enquanto)

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  5. Já tinhamos aprendido o conceito de cidadania nos outro anos, mas nunca a origem da palavra.
    Achei esse assunto muito importante, proque levanta diferentes opiniões a respeito da pergunta que você fez na sal de aula: uma pessoa nasce cidadã ou conquista esse direito por sua forma de viver?

    Laila 9º ano D

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  6. Achei este projeto muito legal,tem muito conteúdo
    e é ensinado por você de uma forma muito interessante, sobre um assunto muito divertido de se estudar,a história da cidadania

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  7. Achei este projeto muito legal,tem muito conteúdo
    e é ensinado por você de uma forma muito interessante, sobre um assunto muito divertido de se estudar,a história da cidadania

    Luiz Felippe S.

    9º ano B

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  8. Interessante é que nos dias em que vivemos mulheres e menores de 18 anos são considerados cidadãos, dá para perceber a mudança que marcaram alguns modos de vida.
    Viktória 9ºD

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  9. Achei o conteúdo muito interessante, o seu jeito de ensinar e mais divertido, e uma coisa nova pra gente.

    Rodrigo V. Santiago
    9º ano D

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  10. Interessante as diferenças entre os modos de pensar de hoje em dia e antigamente,que achavam que os escravos,mulheres e estrangeiros não mereciam ser reconhecidos como cidadão e que sua opinião não tinha valor para a sociedade.

    Beatriz Darós 9ºD

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  11. adorei estudar sobre a cidadania, pois será um assunto q guardaremos para o resto de nossas vidas, podemos refletir sobre todo o conteudo, e suas explicações são mto boas, torna tudo mais fácil .


    Luana 9°ano A

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  12. De certa forma, o nosso conceito de cidadão mudou muito, a algum tempo, dizer que mulheres e escravos eram cidadãos era uma coisa que não existia. E hoje, existem leis que defendem todos igualmente.

    Gabriel B. 9°D

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  13. Isso é interessante, porque nos dias atuais recebemos várias lições sobre cidadania, fazemos provas sobre isso e tudo mais, mas se for levar ao tema de o que era cidadania antigamente, ninguém sabe. Essa parte dos gregos e romanos é realmente só mais uma coisa pra mostrar como tinha discriminação já naquela época. Mulheres, estrangeiros e escravos também são gente poxa...

    Chayene M.
    9º ano D

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  14. muito interessante nahor, estou adorando estudar sobre isso, e acho que voce também explica de uma forma diferente do que os outros professores, e acho também que isso é muito importante de aprender, pois a cidadania esta em tudo nos dias de hoje.Continue assim, sempre dando suas opinioes nesses determinados assuntos
    Giovana 9D

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  15. Achei muito interessante, pois os homens podiam participar das assembléias, dar suas opiniões e hj em dia não, so os politicos podem dar suas opiniões, e as mulheres nao poderiam dar, pq nao era conciderada um cidadão, e hj em dia as mulheres e os homens abaixo de 18 anos ja sao cidadões.

    Mt bom o conteúdo vlww



    Lucas Anderson Waltrick- 9ªB

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  16. Interessante...
    Podemos observar que o preconceito e as exclusões sociais já existiam naquela época,mulheres, escravos e estrangeiros,também são gente e deveriam exercer seus direitos.
    Sarah Agatha - 9D.

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  17. Interessante as diferenças entre os modos de pensar de hoje em dia e antigamente,que achavam que os escravos,mulheres e estrangeiros não mereciam ser reconhecidos como cidadão e que sua opinião não tinha valor para a sociedade.

    Vlw nahor, gosto muito da sua aula

    Vinícius Adriano Machado-9ªB

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  18. Gostei mto de estudar sobre a cidadania pois é um assunto que guardaremos para sempre, pois ser cidadão é nosso dever, e antigamente achavam q mulheres escravos e estrageiros nao deviam ser reconhecidos como cidadao, e por isso sua opiniao nao tinha volor para a sociedade. Hoje ja é diferente todo mundo pode dar sua opiniao livremente.

    Gabriel Waltrick-9ºB

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  19. Bem legal a forma que você ensina os conteúdos dessa maneira sobre a exclusão da cidadania naquela época, e que hoje em dia está cada vez tendo menos discriminação de cidadania.

    Você também poderia mostrar as suas aulas mais curiosidade sobre aquela época, as culturas ou tragédias gregas.

    Lucas Stresser 9º A

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  20. Adorei esse conteúdo, pois fala de um assunto que participa plenamente de nossas vidas, a cidadania, a cidade e além disso, é muito interessante saber de onde vem essas palavras. Saber que naquela época os escravos, as mulheres e as crianças não tinham poder nas decisões da comunidade, e com isso, não exerciam cidadania, foi uma coisa que achei revoltante, mas se pensarmos com a mente das pessoas daquela época, era normal, só revoltante para a nossa época atual, mas os seres humanos evoluem e os nosso pensamentos também e hoje temos direitos iguais, ou pelo menos é isso que a lei exige. Enfim, esse conteúdo é muito interessante.

    Mariana Sedrez 9ºC

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  21. Professor Nahor , adorei seu blog em geral .
    O conteudo trabalhado em sala de aula 'cidadania' é muito interessante e o modo como voce explica eu e todos ,acredito que conseguem absorver essas informaçoes.
    O palavra cidadania carrega consigo mais 2 palavras,Cidade e cidadão.
    Cidades-estado ou em termo grego 'Polis'.
    As comunidades mais importantes foram,Atenas,Corinto,Esparta e Tebas.
    Andei pesquisando e encontrei o seguinte:
    Os Gregos viviam nas polis, e estavam somente sujeitos às suas leis, o que para eles era decisivo para os distinguir dos povos bárbaros. A pólis era, também, um sistema de vida e, portanto, um modo de formar e moldar os cidadãos gregos que dela faziam parte. Este conceito está sintetizado nas palavras de Simónides: "A polis é mestra do homem".

    Professor eu não entendi o seguinte trecho:
    ''As polis não eram cidades-Estados separadas do espaço circundante; incluíam o espaço rural e centros urbanos dentro dos seus limites. E também não eram cidades-templos, ou áreas sagradas, embora dentro de cada pólis houvesse sempre um templo destinado a homenagear os seus deuses e a satisfazer a necessidade da oração pública.''
    Gostaria de entender.
    Juliana Paula Meirinho - 9°Ano C

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  22. Professor gostei muito desse pequeno texto falando(resumindo)o texto que lemos em sala sobre cidadania na Roma e Grécia Antiga.O legal disso é comparar a situação atual da cidadania e a dos tempos antigos.Uma diferença que fica muito clara é que antigamente negros,mulheres, estrangeiros e menores de 18 anos não eram considerados cidadãos hoje em dia é diferente mesmo tendo muitas pessoas com seus direitos básicos ignorados e repudiados pela sociedade.Esse conteúdo e bem interessante e deve ser bem debatido e refletido por todos.
    Isadora 9 ano D

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  23. Bom, achei este texto e o slide muito interessante... Após a leitura, podemos notar como mudou o conceito de cidanania desses tempos até hoje!!!
    Porém, mulheres, escravos e estrangeiros, bem como menores de 18 anos não tinham a cidadania. << então isso quer dizer que as pessoas nao nasciam com a cidanania, ela tinha que ser conquistada! Isso quer dizer que não eram direitos iguais como é hoje em dia.
    Beijos....
    Gabiela dos Santos 9 ano C

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  24. Achei o texto bem interessante,e realmente nao fiquei muito feliz de saber que as mulheres na tinham direito na grecia antiga ): mas fora isso achei bem legal o jeito como eles governavam, bem que podiam trazer alguns desses custumes de volta pros dias de hoje, pois hoje nós cidadões quase nao opinamos em nada (; muito menos decidimos o futuro da cidade.
    Izabella Marques Borges 9 ano C

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  25. Este comentário foi removido pelo autor.

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  26. E aí professor, blz?
    Bem, eu não sabia nada sobre isso e tambem não estava entendendo na leitura sozinho, mas você explica de um jeito legal, fácil de entender.
    Quanto aos "politikos", também achei um fato bem curioso, mas tambem acho estranho pois eu entendi, do meu ponto de vista, que no Brasil somente os políticos são cidadãos.
    Também é incrível como a nossa forma de governo e organização social é muito semelhante à forma grega de governar, embora hoje em dia há algumas mudanças como o direito das mulheres ao voto e o voto facultativo aos menores de 16.
    Alexandre Roberto Volpi Rodrigues dos Santos(quase uma linha inteira) 9 Ano B

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  27. Foi muito bom esse conteúdo , pois ser cidadão é o essencial para ser uma pessoa melhor , adorei seu jeito compreensível de nos ensinar .
    Ianca Hass Reinert 9°ano A

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  28. A cidadania evoluiu muito desde essa época, mulheres e jovens já podem participar, e assim se tornarem cidadãos, pois de alguma forma estão ajudando para melhorias no lugar onde moram. As comunidades de Atenas, Corinto, Tebas e Esparta, pelas imagens dos espaços construidos para as assembleias, realmente se importavam com o futuro da cidade, exercendo seus papeis de cidadãos.

    Ana Carolina - 9ºC

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  29. Muito diferente o jeito de ensinar, bem interessante, uma cois q nenhum professor tinha feito ahah

    Matheus G. 9ºD

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  30. Professor gostei muito do seu Blog,interessante o conteúdo cidadania parabéns!!!





    Arthur 9°A

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  31. Achei interessante estudar cidadania, pois através desse conteúdo, nós cidadãos sabemos que, exercendo nossos direitos e deveres podemos nos tornar uma sociedade justa.

    Sabrina Kressin
    9ª ano A.

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  32. Acho importante estarmos aprendendo sobre as civilizações antepassadas, pois assim, conseguimos entender melhor como a nossa civilização chegou onde está.

    Pedro - 9º ano C

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  33. Muito legal você transformar o conteúdo da sala em outros meios de comunicação, isso faz com que os alunos se interessem mais pela aula e deixa-o menos cansativo. Adorei o vídeo.

    Paulo César - 9° ano C

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  34. Foi uma ótima idéia ter trazido esse assunto à sala de aula, pois é algo que vivenciamos nos dias atuais, os direitos dos cidadãos. Achei interessante que no texto falava que até os 18 anos não faziam parte da cidadania, tinham que conquistar-la. beijos, Evelyn Cunha-9ºano C

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  35. gostei, o profs touxe muitas informções que eu naum sabia, fiko demais, epero ver mais dessa curiosidades =)



    Gustavo Ribeiro 9ºA

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  36. Muito Bom, um jeito menos cansativo de aprender sobre as civilizações antigas... Gostei bastante.
    Lucas Luz - 9ºano C

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  37. Professor gostei muito do assunto cidadania,e fiquei muito interessada pela organização política daquela época.Vc poderia nos explicar mais sobre isso em sala?


    Hannah,9ºano A

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  38. pelo que entendi, a cidadania ja esistia a muito tempo atraz,mas antigamente nem todos tinham direito a fazer parte da sociedade, eram esses os escravos, etc.
    morgana
    9C

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  39. gostei do slide e do conteudo do texto

    enoisqueta

    gustavo caire wippel 9A

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  40. Esse conteúdo é interessante, pois mostra bem que com o passar dos tempos, a humanidade progrediu muito em questão a cidadania... Pois antes quem o conceito de cidadania era "um cidadão nada mais era do que a pessoa que detinha direitos políticos na sociedade", e hoje vemos que para ser um cidadão, basta fazer seus deveres de como pagar impostos, contribuir com o local onde mora, etc.
    Porém muitas pessoas estão fora deste conceito por não terem um emprego, até mesmo por preconceito ! Mas essas pessoas devem buscar por seus direitos...

    Priscíla Lopes Nascimento
    9º ano "A"

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  41. Achei muito boa a ideia de podermos ter outros jeitos para aprender, nao so na sala de aula. no que eu entendi foi que a cidadania é muito antiga, mas antes ela era muito fechada as mulheres, escravos e pessoas com menos de 18 anos nao tinham acesso a ela, ja nos dias de hoje, muitas pessoas tem.
    Beijos. Gabriela Lacerda 9C

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  42. Achei muito interessante o que foi apresentado no texto e nos slides, assim podemos entender melhor o conteudo que esta sendo passado, adoro o seu jeito se ensinar, quando mostra sua opinião e se expressa de forma bem clara. É muito bom saber como eram realizadas essas assembleias que decidiam o "rumo" das cidades-estado, muito bom mesmo! beijos =)
    Beatris 9ºD

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  43. Nahor, muito legal seu post, que nos mostra de uma forma direta, como era a cidadania dos nossos antepassados. Podemos perceber que nem todos podiam exercer seus direitos de cidadão, como as mulheres, escravos, estrangeiros, e os menores de 18 anos, porém nos dias de hoje todos nós podemos e devemos exercer a cidadania... Muito legal seu slide Nahor, até a próxima,
    Nícolas – 9º Ano C

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  44. Achei muito interessante esse conteúdo e o modo que você mostrou para gente! É muito interessando também entender como eles pensavam naquela época e como hoje em dia pensamos diferente, e o quanto crescemos em relação a cidadania...entender o quanto é importante exercer nossos direitos, e ser um cidadão!
    Gostei muito do seu post!
    Flávia - 9 Ano B.

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  45. Os slides são interresantes e com bastantes conteúdo, a forma com que foi mostrada foi será fundamental para a aprendizagem, cada um tem seus direitos como cidadao.

    Valeu Nahor!!
    Otávio - 9º ano B

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  46. Gostei bastante do modo como você explica em seu texto, e de como você faz com que ele seja bem interessante. Me ajudou bastante, por que até então, não tinha entendido muito bem.
    As imagens também nos ajudam a matar um pouco da curiosidade em saber como eram feitas a parte da cidadania na Grécia Antiga.
    Obrigada!
    Julia Guardiano- 9ºB

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  47. Achei que o conteúdo e os slides são bastante interessantes, pois é muito legal aprendermos de uma forma diferente como nossos antepassados viviam.. Acredito que a cidadania evoluiu muito desde aquela época, pois atualmente, mulheres, escravos, estrangeiros e menores de 18 anos, já possuem seus direitos e podem colaborar a melhorar a sociedade em que vivem, exercendo seu papel de cidadão!
    Ana Luíza - 9° ano B

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  48. Adorei,esse conteúdo é muito interessante,ajuda a fixar melhor o conteúdo que você ensinou!

    Valeu Professor!

    Lucas Andrade Telles- 9ºD

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  49. Achei esse conteúdo muito interessante para estudarmos sobre a política, de onde vem os métodos de democracia que usamos hoje e principalmente para sabermos que nem sempre tem sido praticada com tanta corrupção como hoje, onde muitas pessoas dizem não gostar de política, mas na verdade, foram os políticos que mancharam seu nome. Por mais que antigamente ela tenha sido praticada excluindo mulheres, escravos, estrangeiros e menores de 18, os problemas eram tratados de forma mais aberta e honesta.
    Obrigada!
    Rafaela Flôr - 9° ano B

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  50. Esse conteúdo é muito interessante, pois destaca os primórdios da cidadania rumo ao início da democracia e ajuda a fixar melhor o conteúdo.


    Marina Gaya - 9º Ano B

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  51. Nas Poleis os cidadãos tinham grande importânicia, até porque eram feitas aquelas reuniões, mas as mulheres e homens com menos de 18 anos não eram aceitos como tais. O modo de vida das poleis influênciou muito no modo em que vivemos, mesmo que tenham sido feitas mudanças, e hoje temos até um presidente do sexo feminino no Brasil. O conteúdo é muito interessante e nos ajuda a ter uma reflexão de nossos direitos como cidadãos, que vem desde a Grécia antiga.

    Livia Ranieri - 9º ano B

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  52. muito bom o seu post, tem bastante conteúdo e é muito interessante, nos mostra como era a cidadania antigamente, que eles tinham outra forma de pensar bem diferente da de hoje em dia, e ver que nem todos tinham seu papel na sociedade de ser cidadão.
    bom mesmo!
    João Antonio - 9 ano B

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  53. A polis grega ou como também é chamada de Cidades-Estado é um dos elementos fundamentais da civilização grega. As principais cidades da polis são Corinto, Tebas, Atenas e Esparta. E achei este conteúdo muito interessante para o nosso conhecimento e direitos de cidadãos.

    Francine - 9ºB

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  54. Achei este conteúdo muito interessante,pois assim aprofundamos mais nossos conhecimentos sobre como era ser um cidadão antigamente comparando-o de hoje em dia.

    Juliana Philipps 9ºB

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  55. Oi Professor Nahor! Achei os temas do seu blog bem informativos, principalmente esse, pois ele trata de uma cultura antiga.
    Percebi que houve grandes mudanças na sociedade... Algumas boas como aceitarem as mulheres, estrangeiros e (em processo) os adolescentes. E outras consideravelmente más como a população não mais participa de assembléias e decisões sobre a cidade.
    Também gostei muito das imagens escolhidas para o seu slide, “uma imagem vale mais que mil palavras” e você colocou 12... Enfim, gostei muito.
    Victor 9ºC

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  56. Professor Nahor,
    "A cidadania não é atitude passiva, mas ação permanente, em favor da comunidade."
    (Tancredo Neves)

    É isto que eu acredito, a cidadania sendo usada como atitude para um bem comum. Sei que a extensão de nossos direitos e deveres ocorrem de forma lenta e gradual, mas na escola podemos exercê-la de várias maneiras, participando ativamente dos movimentos que estão em nossa volta, sejam eles de liderança, música, esporte, estudo, etc. Aproveitando para exercitar a inclusão, a ética e o respeito.

    Daniela Diniz 9ºano C

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