terça-feira, 30 de novembro de 2010

Itajaí: um retrato atual

Os alunos das 8as séries do Colégio Salesiano, sob minha orientação, na disciplina de História, realizaram entre os meses de julho a setembro de 2010 uma análise da cidade de Itajaí dentro de 4 temáticas: segurança pública, educação, trânsito e bairros. Nos meses de julho e agosto, os alunos foram divididos em grupos, nas salas de aulas, para um trabalho de campo, entrevistando moradores, tirando fotografias e redigindo suas próprias conclusões.
O trabalho vem concluir o projeto Banho de Cidadania, onde diversas atividades são realizadas no colégio Salesiano a fim de comemorar a Semana da Pátria.
O documento produzido a partir destas observações e análises foi entregue na sessão das 18h do dia 30 de novembro de 2010, na Câmara de Vereadores de Itajaí, com o objetivo de estimular ainda mais a atuação cidadã crítica e positiva diante das dificuldades mencionadas pelos alunos. O Colégio Salesiano foi representado pela minha pessoa juntamente com os alunos Henrique R. Weber, Camila Silveira, Thuany Stuart e Thaís Machado, todos recém formandos das 8as séries.

Os alunos sendo recebidos no Plenarinho da Câmara

"O documento é uma base, aparentemente pequena, do relato e do olhar de jovens e adolescentes sobre a cidade de Itajaí. Carregamos nessa análise nossas limitações próprias do momento como também a empolgação e o caráter dinâmico que caracterizam essa etapa tão grandiosa da vida. Nos orgulhamos de termos participado  desse processo com consciência crítica e social forte. Sinal de que teremos, futuramente, jovens engajados em causas sociais e políticas.
Nosso município de Itajaí necessita de uma política muito ampla de desenvolvimento sustentável. Não há mais como conciliar o inúmero fluxo de caminhões que rumam ao porto com o dia-a-dia dos trabalhadores comuns. Não há mais como pensar a educação ligada a vinculações político-partidárias, o que está comprometendo o processo pedagógico, acabando com os grandes projetos. Não há mais como pensar a infraestrutura de nossos bairros sem as condições mínimas para a existência humana. Não há como pensar uma segurança pública que ainda teima em destacar-se pelo índice negativo.
Dentro da proposta educativa de Dom Bosco, queremos ser jovens atuantes no processo formador da cidadania. Que do céu, ele interceda junto a Deus para termos força de construir o Reino de cidadania, fraternidade, paz e justiça!" (trecho extraído da conclusão do documento)
Segue abaixo link para download do documento:

Bairro Imaruí, em Itajaí,SC, um dos locais visitados pelos alunos


Links das notícias de nossa visita à Câmara:

Câmara de Vereadores de Itajaí e Notícias JusBrasil


Um comentário:

  1. Muito bom o seu trabalho demonstrando a união entre a teoria e a prática!

    Parabéns!!!

    ResponderExcluir