sábado, 19 de fevereiro de 2011

O que é Filosofia?



Do grego philia (filia, amizade) e sophia (soφia, sabedoria), a Filosofia é ciência do pensamento, a arte do racional, a organização da consciência crítica. Não há uma definição exata para a Filosofia. Sabemos mais de Filosofia pelos pensamentos de grandes nomes, tais como Sócrates, Platão, Aristóteles, Descartes, Kant, entre outros, que deixaram um legado humilde para a humanidade.
Os grandes nomes do pensamento científico eram filósofos. Você é um filósofo. Eu sou um filósofo. Nós somos filósofos. Todos podem e devem ser filósofos. Quando você sai do senso comum você está fazendo nascer a Filosofia.


Quando nasce a Filosofia?

Nasce no século VI a.C., com os primeiros questionamentos aos mitos. Os filósofos são os primeiros a dar uma explicação racional para os acontecimentos do mundo (principalmente aos elementos naturais, como a água, o fogo, o ar, etc.). Eles trazem reflexões sobre os princípios (arque, “arché”, de onde vem a palavra “arqueologia”) criadores das coisas do Universo. O primeiro a pensar dessa forma foi Tales, natural de Mileto (antiga cidade, que fica onde hoje está a Turquia), que falou da água como o princípio das coisas.

Blogs e sites bacanas sobre Filosofia

2 comentários:

  1. Suas contribuições podem ter sido humildes e até mesmo ignoradas em seu tempo, mas hoje sabemos da grandiosidade de seus legados para o pensamento humano.

    Ademais, vale à pena citar alguns filósofos modernos e atuais, tão bons quanto os de outrora, como Nietzsche, Dawkins, Onfray, Minhokka...

    ResponderExcluir
  2. A Sophía (a sabedoria) para o grego consistia precisamente na síntese dos saberes. Sábio era aquele que saboreava (e por isso se relacionava, tinha amizade) com todos os saberes de uma forma geral. O filósofo não é formado num conhecimento específico, tal como mecânica ou engenharia. Sua paixão é pelo saber de uma forma geral. Ele tem sede de conhecimento. É essa sede que o permite mudar o mundo.

    Entre os gregos, gosto de Demócrito. Um filósofo que a mais de dois mil anos antes de Cristo, intuiu o átomo (claro que não na forma como o conhecemos hoje). Isso é assustador, porém, divino.

    ResponderExcluir