quarta-feira, 5 de agosto de 2015

Oração da Igreja pelas autoridades políticas

Presidenta Dilma com os ex-presidentes atualmente vivos

     É dever de todo cristão católico rezar pelas autoridades políticas constituídas, concordando ou discordando de suas ações. Por isso que um católico que instiga o ódio ou debocha de uma autoridade política acaba dando um contratestemunho à sua fé. Rezar pelos que nos governam é uma forma até de misericórdia para com os mesmos, mostra que podemos optar por uma fé sólida, sem deixar de questionar os erros e elogiar os acertos.

      No catecismo da Igreja Católica, parágrafo 1900, há uma oração pelas autoridades políticas do Papa São Clemente I (que governou a Igreja de 88 a 97).


       "Concedei-lhes, Senhor, a saúde, a paz, a concórdia, a estabilidade, para que exerçam sem entraves a soberania que lhes concedestes. Sois vós, Mestre, rei celeste dos séculos, quem dá aos filhos dos homens glória, honra e poder sobre as coisas da terra. Dirigi, Senhor, seu conselho segundo o que é bom, segundo o que é agradável a vossos olhos, a fim de que, exercendo com piedade, na paz e mansidão, o poder que lhes destes, vos encontrem propício."

       Não se esqueça que, durante a Oração para a Benção do Santíssimo, sempre rezamos "(...) pelo chefe da Nação e do Estado, e pelas pessoas constituídas em dignidade para que governem com justiça."

Um comentário: