terça-feira, 8 de março de 2016

Qual a visão de Tomás de Aquino sobre as mulheres?

    
         A internet infelizmente torna-se um prato cheio para pessoas que insistem em denegrir, distorcer e mentir sobre temas considerados polêmicos.
            Em vários post's da web, você pode encontrar o seguinte trecho, falsamente atribuído à Tomás de Aquino:

"A mulher está submetida ao homem pela fraqueza de seu espírito e de seu corpo… é um ser incompleto, um tipo de homem imperfeito […] A mulher é defeituosa e bastarda, pois o princípio ativo da semente masculina tende à produção de homens gerados à sua perfeita semelhança. A geração de uma mulher resulta de defeitos no princípio ativo"

          A falta de leitura e/ou interpretação faz com que esse trecho seja atribuído ao Aquinate. Na realidade é uma CITAÇÃO DE ARISTÓTELES (retirada do livro 'Da Geração Animal') que Tomás comenta na Suma Teológica.

         Mas por que Tomás cita esse trecho? Justamente para refutá-lo! Como muitos estudiosos do pensamento dele sabe, Tomás tem um método interessante de escrever: ele coloca vários argumentos de filósofos e também alguns bíblicos e teses que eram aceitas na época. No caso ali, da mulher/fêmea como ser defeituoso e inferior. Ele replica o argumento com a seguinte resposta:

"Sed per comparationem ad naturam universalem, femina non est aliquid occasionatum, sed est de intentione naturae ad opus generationis ordinata. Intentio autem naturae universalis dependet ex Deo, qui est universalis auctor naturae. Et ideo instituendo naturam, non solum marem, sed etiam feminam produxit." (Por outro lado, na natureza humana em geral, a mulher não é ilegítima, mas está incluída na intenção da natureza como ao trabalho de geração. Intenção geral da natureza depende de Deus, que é o autor universal da natureza. Portanto, na produção de natureza, e não só os machos, mas também as fêmeas.)

Isso está na Suma Teológica I-II, q. 92, a.1, arg 1 (a tese) e ad 1 (a resposta à tese).


Nenhum comentário:

Postar um comentário