domingo, 8 de maio de 2011

A mãe menina de Nazaré

No mês e mais especificadamente no dia das Mães, recordo alguns aspectos da mãe de Jesus que merecem uma reflexão maior.
A história de como Maria se torna mãe se encontra do Evangelho de Lucas, 1,-26-38, no famoso texto da anunciação do anjo Gabriel à Maria. O nome Maria vem do hebraico, da mesma raíz do nome “Miriam”, e tanto Maria quanto Miriam significam “senhora”, ou “soberana”.
Maria era uma jovem prometida em casamento. Provavelmente na fase central da sua adolescência (15 ou 16 anos). Após a concepção, Maria, grávida, é uma mulher a ter tendência de ser rejeitada pela sociedade conservadora e machista da época, pois não havia consumado o casamento com José.
            Maria morava em Nazaré. Era uma cidade do norte da Palestina, na antiga região chamada Galileia. Em muitas passagens bíblicas, Nazaré era motivo de escárnio, devido à baixa cultura de seus cidadãos e pobreza.

Qual a relação da figura de Maria com a mãe atual? Não vou me centrar no papel de mãe de Jesus Cristo, mas sim nos aspectos humanos que a identificam como a mãe, mulher jovem, forte e corajosa.
Sua idade e inexperiência não foram fatores de tristeza quando recebeu o anúncio do anjo; pelo contrário, sabemos que a juventude é motivo de alegria, força e empenho! Nossas mães são eternas jovens, pois seu(sua) filho(a) será sempre aquele(a) que veio em uma época jovem de sua vida!
Maria era mãe solteira. A coragem de enfrentar e ir fundo em uma sociedade que ainda iria excluí-la e, provavelmente, apedrejá-la-ia. Por isso não temeu o anúncio mesmo não tendo casado com José. Infelizmente, muitas mães solteiras sofrem com o preconceito e o estigma que carregam por um bom tempo. Mas foi justamente em uma delas que o Deus quis se encarnar!

Nesse dia e mês das mães, olhemos para a figura da menina pobre de Nazaré, que teve coragem de assumir um projeto que escapava de suas compreensões racionais! Mães, vocês são corajosas, pois assumem um projeto infinito que escapa do racional, pois é Amor! Não se esqueçam daquelas que muitas vezes não tiveram a oportunidade de assumir esse projeto ou até mesmo abriram mão por motivos sociais e pessoais; não as julguemos, mas se possível, vamos ajudá-las de alguma forma (projetos sociais não faltam por aí...).

Um Feliz Dia das Mães!



Um comentário:

  1. muito bonito o texto, veja esse comercial, muito legal tbm
    http://www.youtube.com/watch?v=9d7BsMdBWKs

    @humanthoughtt

    ResponderExcluir