segunda-feira, 25 de julho de 2011

Problemas no Ribeirão da Murta


     A comunidade do Jardim Esperança, bairro Cordeiros, em Itajaí, está sofrendo há algum tempo já com o descaso do poder público quanto à revitalização do Ribeirão da Murta.
     Entre 2007 e 2008, durante o governo do prefeito Volnei Morastoni (PT) foi elaborado um projeto de revitalização, que contemplava a construção de uma praça poliesportiva, as casas regularizadas, além da limpeza e construção de área ecológica em torno do Ribeirão. O projeto foi aprovado dentro do PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), do governo federal, tendo o Ministério das Cidades destinado o dinheiro para isso (por volta de R$ 23 milhões), sendo que a prefeitura de Itajaí entraria só com R$ 13 milhões em contrapartida. O projeto em sua totalidade era para ter sido entregue em 2009. Somente o Parque Poliesportivo foi entregue, em uma grande comemoração no dia 15 de junho deste ano.
     Mas as casas até agora não saíram. A secretaria de habitação já se manifestou com mil desculpas, as pessoas não podem modificar suas casas irregulares com medo de embargos, e continua desse jeito.
Casa do no final da rua Américo Meinicke,
precisando de reparos (não podem ser
efetuados pois a casa será embargada)
     Até quando a burocracia irá dar lugar para a humanidade? Quem tem casa caindo aos pedaços, sem luz, ligação no desespero da água, não espera muito. A sra. secretária de Habitação, Neusa, disse para mim que "as pessoas devem esperar". Até quando?
       Já foi feito um abaixo assinado, já houve participação popular na audiência pública da nova Lei de Zoneamento e nada. O povo com certeza não está em primeiro lugar na atual administração do sr. Jandir Bellini (PP).
     Temos 3 vereadores no bairro Cordeiros que pouco aparecem nas áreas necessitadas. É muita brincadeira e farra enquanto a população mais necessitada sofre com o Ribeirão que enche nas chuvas, sem assistência do poder público com suas necessidades. Podem criticar o povo, mas, se não há mínima orientação de quem elegemos, não sei onde vamos parar.
Não houve limpeza do Ribeirão da Murta na parte de Cordeiros.
Caso chova, vai encher sempre ali.

4 comentários:

  1. boa mesmo era a administração do ex prefeito Volnei. Boa é a administração do PT.

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. Se a administração atual fosse do PT, diriam que as cidade é um sucesso. Mas como não é o PT... nada está bom. Esta enchente (2011), era para ser muito pior do que em 2008 por conta do volume de água que a cidade de Itajaí recebeu. Graças as obras realizadas, consegui-se absorver e desviar a grande parte da água destinada à cidade. Se realmente nada tivesse sido feito, se como dito, "o povo não estivesse em primeiro lugar na administração do prefeito Jandir Bellini", nada teria sido feito. Casas quem em 2008 foram tomadas por água, nem sequer receberam as cheias em sua rua em 2011. As obras de macrodrenagem e o aumento do calado do rio salvaram a cidade de Itajaí. A melhor defesa civil que nossa cidade já teve, a mais organizada, a mais preparada. É claro que cometeram erros, como a falta de colchões para os abrigos. Porém, o aviso com antecedência à população deu tempo aos moradores, deixou que levantassem suas coisas, salvassem seus móveis, saíssem de suas casas. Não há como evitar enchentes. Não há como evitar as chuvas, as cheias dos rios. O prefeito Jandir Bellini muito fez pela cidade de Itajaí, muito melhorou a qualidade de vida da população. Enquanto o fracassado governo do PT era marcado por escândalos, desconfianças, investigações judiciais e conflitos. Porém, como um bom petista, olhar seus erros é mais difícil do que falar dos outros, nao é mesmo professor? Dizer que o sr. Jandir não se preocupa com os moradores, com a população é errado. Dizer o que quer, sem medir suas palavras é muito fácil. Falar mal do governo itajaiense é fácil quando quem está indo por água a baixo mesmo é o Brasil e a querida Dilma.

    ResponderExcluir
  4. Nahor,
    lendo os comentários aqui,tenho cada vez mais certeza do quanto a ignorância é ousada...
    Abraços e bola pra frente, pois atrás vem um bando de "direitinhas" raivosos.Todos muito "ousados"...

    ResponderExcluir