sábado, 26 de maio de 2012

Discurso na Câmara dos Vereadores no 13/03



Excelentíssimo Senhor Presidente desta casa,
Luiz Carlos Pissetti,
Vereadora e demais vereadores
Funcionárias e funcionários desta casa,
Participantes do plenário no dia de hoje,
Telespectadores da TV Câmara,
Cidadãs e cidadãos itajaiense,

            Eu venho utilizar a tribuna desta nobre casa, através do Sindicato dos Professores de Itajaí e Região, para mostrar a indignação e a força da juventude que está questionando a atual estrutura do transporte coletivo em nossa cidade, bem como a atual tarifa e a arrogância do totalmente descabido pedido de aumento da tarifa de ônibus. Quero aqui agradecer a presença das seguintes entidades: a UBES-SC, na pessoa da Bianca, a UJS, na pessoa do Paulo, a JPT, na pessoa da Ivana, o Sindicato dos Servidores da Foz do Rio Itajaí, na pessoa da Elianinha e a UCE, representada hoje pelo Daniel. São as entidades parceiras nessa luta.
            No dia 3 de março passado a despeito do que foi vinculado em alguns locais, conseguimos reunir por volta de 50 pessoas que estavam caminhando conosco no calçadão da Hercílio Luz. Eram só 50, mas que não representavam todo o povo itajaiense, pois outras centenas estavam comentando. Pode parecer um número pequeno em comparação com o número de usuários de transporte coletivo em nossa cidade, mas naqueles 50 que caminhavam, principalmente nos rostos jovens, reinava um novo tempo que começou em nossa cidade.
            Os críticos de plantão que já encontrei debocham e escarnecem do movimento, querem colocar um viés e uma roupagem política em nossas ações, mas um dos objetivos, bem simples, foi alcançado: mostrar para a opinião pública que alguns se colocaram contra o atual sistema e todos os abusos que durante anos tivemos que aguentar e aceitar no transporte coletivo de Itajaí! Existem os que não se calam!
            E agora, vereadora e vereadores, queremos o mesmo de vocês! Não queremos ações isoladas apenas do Marcelo Werner, Pissetti e Lamim, queremos que cada um de vocês peguem juntos essa luta, não só em discursos, em um abano positivo na cabeça, mas com ações concretas, pressão de todos os lados, vocês são nossos fiscais do povo, não dá mais pra ficar aqui nessa Casa Legislativa dando nomes de ruas, esquecendo de debater requerimentos sérios, conversando e saindo no meio da sessão como muitos aqui percebem vindo na casa ou através da TV. Queremos comprometimento, o transporte coletivo é uma concessão pública, é do povo, e nós só temos vocês para nos representar de modo mais forte.
            Queremos abrir a caixa preta do transporte coletivo, quero ver quem vai ter a coragem de dar um soco nessa mesa e mostrar os financiamentos de campanha que a empresa concessionária ajudou, cobrar incisivamente para que o Conselho Municipal de Transporte Coletivo não se torne um joguete para o governo ou para a empresa concessionária.
            Prefeito Jandir, caso esteja nos assistindo, aqui estão aquelas cidadãs e cidadãos que te encontraram por acaso no dia 3, na frente da Marejada. Você disse que é contra o aumento, isso foi gravado e o vídeo está no You Tube, disponível para o mundo inteiro assistir tua palavra. Cumpra sua palavra, senhor prefeito! Não queremos ouvir mais desculpas, tens o príncipio de autogestão da cidade em tuas mãos. Cancele o edital de concessão, abra para mais empresas, faça dessa cidade uma cidade democrática, coisa que na prática não acontece há muito tempo!
            Para terminar, quero falar 3 coisas:
  • Encontrei há poucas semanas, um senhor do Jardim Esperança que recebe apenas o salário mínimo, e vai de ônibus todos os dias do seu trabalho. Acontece que ele tem de voltar para almoçar em casa, já que a empresa não oferece almoço. Ele gasta R$ 215,60 por mês. Um salário mínimo é seu salário.
  • Você que está nos assistindo de casa e certamente está no seu sofá acolchoado, rindo e certamente desdenhando de nós? Desculpe, você é um dos maiores culpados por essa situação toda, saia do seu mundinho de apartamento e venha para o mundo real, ou és inimigo dos estudantes e demais trabalhadores que utilizam o transporte coletivo.
  • Olhem para esses rostos jovens que aqui estão. Em sua maioria estudantes, no seu direito constitucional de acesso à educação. Ainda infelizmente são condenados a pagar R$ 26,95 por mês. Muitos podem achar isso uma piada de mau gosto, mas se aquele senhor que conheci tiver um filho, ele ainda tem que desembolsar isso para que seu filho tenha acesso a um direito. Ridículo, a meu ver! Mas esses jovens mostram uma força que estava há muito escondida em nossa cidade, uma força que traduzimos pela esperança de um mundo justo e democrático para todas e todos!

 VIVA A JUVENTUDE! VIVA O POVO DE ITAJAÍ!




Nenhum comentário:

Postar um comentário