domingo, 16 de julho de 2023

Relacionamentos em tempos de redes sociais



      Cada vez está mais difícil viver um relacionamento saudável. Ao contrário do que muitos pensam, apesar das redes sociais encurtarem as distâncias, elas nos deixaram mais vulneráveis às tentações contemporâneas.
     Tudo é muito líquido (parafraseando a teoria famosa de Baumann): conhecemos hoje, passamos juntos os momentos maravilhosos... quando o relacionamento cai na "mesmice", facilmente pendemos para o campo virtual a fim de salvá-lo do quase certo rompimento. Perdemos tempo virtualmente enquanto o carinho e afeto são menosprezados, pois o que poderia ser resolvido por um abraço é agora "discutido" no messenger.
       É certo que estamos mais "juntos". Pois você vê o ser amado online, troca mensagens no whatsapp a hora que quer. Porém matamos a individualidade e demos lugar ao controle virtual.
     Isso é muito prejudicial. O velho ditado, "quem procura, acha", acaba se concretizando de modo terrível em diversas situações: comentários e curtidas em fotos que não se esperam, retorno de pessoas que estavam "apagadas" da vida, papos "estranhos" no messenger... e por aí vai.
      Até o luto e o adeus do rompimento não são mais vividos: troca-se de amor como se troca de camisa, interrompe-se o processo de reconstrução e reflexão pessoal. Tornamo-nos mais ansiosos, controladores e ciumentos, potencializados por uma rede que faz nos bisbilhotar o ser agora ausente nas vida real que encontra-se online no mundo virtual.
      Redes sociais são ruins para o relacionamento? É uma ponderação que necessita ser feita para o casal que se ama. Alguns afirmam que ela está apenas revelando quem o ser humano é, devido a excessiva liberdade e poder que dá ao ser humano individual. Outros, porém, colocam em cheque até que ponto a felicidade ganhou com essa neurose coletiva do "estar online" e "se mostrar online".
                 Amar em tempos de redes sociais requer uma vigilância pessoal constante, autocontrole e, com relação ao coração, preparar-se mais para perdas do que ganhos.

2 comentários:

  1. Concordo com tudo! Hoje tá bem complicado de se relacionar!

    ResponderExcluir
  2. Bem nessa... tive um relacionamento que havia terminado, e então piorou mais ainda, meu ex ficava me bisbilhotando a hora que eu ia dormir, me questionando... face só atrapalha quem quer ficar no seu canto

    ResponderExcluir