sábado, 19 de agosto de 2023

Um relato de experiências post-mortem sobre o Pe. Rogério Groh

(Fonte: Currículo Lattes)

              Padre Carlos Rogério Groh (1971 - 2008), foi um padre nascido em Brusque e que faleceu em Florianópolis, depois de ser acometido de um câncer na bexiga que o levou em apenas 5 meses. Ele era jovem, apenas 37 anos, e sempre alegre. Foi meu professor na faculdade de Teologia e também morei com ele no seminário Convívio Emaús durante os anos de 2006 e 2007.

             Não éramos tão próximos, mas tenho boas lembranças do mesmo do tempo convivido com ele. Inteligente, amável e caridoso. Fui visitá-lo em suas últimas semanas no Hospital de Caridade e também em seu velório, na capela do bairro Guarani em Brusque, situações que me chocaram profundamente, pois nunca tinha visto alguém tão debilitado desta doença, bem como seu corpo no caixão, extremamente frágil.
            Mas quero relatar nessas linhas, duas situações estranhas que tive a respeito do Pe. Rogério, anos depois de sua morte:

  • Em 2015, estava eu no bairro Guarani, em Brusque, jantando na casa de conhecidos, depois de participar de um evento acadêmico na Faculdade São Luiz. Já era por volta de 19h, e um pouco escuro, passei na frente da capela onde atrás era o cemitério que Pe. Rogério tinha sido sepultado. Curioso, resolvi entrar e tentar achar o seu túmulo. Porém, ao entrar, vi vários túmulos e era praticamente impossível pesquisar um por um em um cemitério relativamente grande. Porém, fixei meu olhar para minha diagonal esquerda e vi um túmulo longe, branco, que se destacava. Andei reto para este olhar, e me deparei com o túmulo do Pe. Rogério. Permaneci alguns minutos ali em silêncio.
Túmulo do Pe. Rogério Groh
(Fonte: BillionGraves)
  • Em 2022, fui visitar uns amigos no bairro Rio Branco, em Brusque, e a rodovia Pedro Merísio estava com muitas filas. Como não suporto filas de trânsito, resolvi pegar algum caminho alternativo, mas o aplicativo de gps Waze me mandava para o mesmo lugar e esperar. Simplesmente voltei e fui seguindo pelo mapa do Google Maps, apenas me orientando geograficamente. No caminho alternativo, parei o carro para visualizar melhor no celular e tomar o rumo. Eu estacionei em um ponto da rua Ernesto Bianchini onde via uma placa "Toalhas Groh". Ao olhar com atenção, essa fábrica ficava em uma pequena rua que era defronte de onde eu havia estacionado: Rua Padre Carlos Rogério Groh.

Rua Padre Carlos Rogério Groh
(Fonte: Google Maps)

                Sinceramente, não tenho explicações para essas duas situações. Pode parecer apenas uma sensibilidade maior que tive por seu sofrimento e morte terem me chocado profundamente, uma coincidência ou qualquer outra coisa. Pe. Rogério foi uma ótima pessoa que passou por esta existência, as paróquias por onde passou têm uma excelente lembrança sua. Que descanse em paz!

Nenhum comentário:

Postar um comentário