quarta-feira, 31 de dezembro de 2014

Meu desejos para o Ano Novo (e para todos os Anos Novos que virão)

          
          Em tempos onde páginas de frases prontas para aliviar o Eu surgem a fim de serem uma medida paliativa e anestésica (como a Cifras), cheias de reflexões que dizem para você pensar mais em si, deixar pra trás o que não te faz bem, não confiar tanto nas pessoas... pare com tudo isso! Minha mensagem de ano novo vai totalmente na contramão desse movimento individualista.

              Para o próximo ano,

            Confie mais sim. O mundo está perdido pela falta de confiança. Confiou e se ferrou? E daí? O próximo não é igual ao anterior. Ninguém deve pagar pelos pecados dos outros. Se você não passar pela experiência da cruz não poderá chegar à ressurreição, nunca poderá ser mais forte.


         Pense mais nos outros. Hã? Como assim? Não devo mais pensar em mim? Risos à parte, pensar em si todo mundo já faz desde que nasceu, o neném só quer atenção para si. Então somos egoístas por natureza. Pensar no outro faz a gente se colocar no lugar dele e desenvolver algo chamado caridade. Misericórdia. Compaixão. O Outro nos revela a face de Deus.


          Lembre-se do seu passado. Peraí, falar de ano novo e lembrar-se do passado? Não é pra se desapegar dele? Me diga, existe uma forma de voltar no tempo e mudar algo? Não, né? Então, portanto o passado existe. Não dá pra esquecer, realmente, isso não existe, vamos ser realistas. O que o passado pode apenas é ser curado. Curar o passado não é esquecê-lo, mas dar um novo sentido para as coisas que acontecerem e ver como fomos moldados para o momento atual. E aliás, se o momento atual está ótimo e bom, agradeça ainda aquele passado péssimo que te trouxe até aqui.


           Ame mais. Grandes coisas se o amor que passou foi uma tristeza e você achou que devia ter dado menos de si. Você fez o que deveria ter feito. Amar é o risco mais empolgante e legal que existe. Se não houvesse o amor seríamos serpre amargurados. Ame, se apaixone, chore, lute, frustre-se.
A cada dia você verá que quanto mais amor você dá, mais pessoas serão empolgadas com sua presença. Ah, mas teu objetivo é AQUELA pessoa? Lembre-se que se ela não quiser teu amor, não é problema seu. É dela. Simplesmente dela. Ame gratuitamente e teu mundo à tua volta será um mundo curado.

               “(...) àquele que te fere na face direita oferece-lhe também a esquerda.” (Mateus 5, 39)
             Alguns devem pensar: isso são dicas para no próximo ano eu ser trouxa. Creio que trouxa é quem segue o que a grande massa nos impõe: ser egoísta, pensar só em si, destruir o passado de forma antipedagógica, desconfiar...
            Somos constantemente desafiados a superar nosso maior inimigo que somos nós mesmos. Todo mundo sabe disso e é até meio clichê ficar me alongando. Aí volto num ponto anterior: é através da cruz que encontramos a ressurreição. Ressuscitar é vencer aquilo que parece impossível. Vença a si mesmo e ressuscite junto com todos aqueles e aquelas que também podem fazer isso! Vamos construir a civilização do amor! 

            
           “Porque o homem está cansado de todos os caminhos em que haja medo, pavor, desconfiança, desespero! Hoje mais do que nunca, ele é um espavorido, acossado por todas as angústias e por todos os temores.
            Do seu semelhante, ele é um triste decepcionado. Viu, em tudo, cálculos, interesses, calúnias, traições, deslealdades...
            Apavorou-se, acossado pelo pessimismo do mundo.
            É preciso abrir-lhe um caminho diferente. Um caminho de fé, uma vereda de sinceridade, de amizade leal, de confiança absoluta, o caminho de um coração que nunca decepcionou, que nunca enganou, que nunca mentiu - o Coração de Deus!” (Pe. Leão Dehon)



Referência Bibliográfica


DEHON, Leão. A vida interior: os seus princípios, suas vias diversas, sua prática; conforme os melhores autores ascéticos. Taubaté: SCJ, 1946.


2 comentários:

  1. Excelente reflexão professor Nahor!

    ResponderExcluir
  2. Realmente!
    Não se pode esquecer o que viveu.
    O Grande mal da Humanidade é querer tirar da mente o que está no coração.
    Não se pode se desfazer do que um dia já te fez tao bem.
    Amar e ser amado. Compreender para ser compreendido.
    Ame mais o seu próximo. E seja menos egoísta. O egoísmo não leva a nada.
    Amar, dar carinho, respeitar e ser Companheiro. Não faz mal a ninguém, pode fazer por tal pessoa não querer aceitar.
    Más não devemos descontar nos outros o que já te fizeram.
    Quando vc faz isso, simplesmente vc não desapega do que aconteceu. Vc fica com medo. E os demais que vai passando, vc vai se distanciando, e nisso criando uma "bolha" e separa as pessoas de você.
    Quando vc menos imaginar, pronto. Você está só e com um coração com mágoas, machucado e Triste.
    Por isso não devemos descontar nas pessoas o que uma outra pessoa te fez.

    Excelente Reflexão, meu caríssimo amigo!

    ResponderExcluir